Espadim de Tiradentes

Espadim de Tiradentes

Espadim de Tiradentes


SÍMBOLO DE IDEALISMO E DESTEMOR


O decreto nº 38.908, de março de 1956, instituiu, para uso dos Alunos oficiais da Escola de Formação de Oficiais da Policia Militar do Distrito Federal, o “ESPADIM DE TIRADENTES”. Esta denominação foi aplicada como reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, Alferes da Tropa de Cavalaria de Minas Gerais, JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER – cognominado “TIRADENTES” – patrono das Policias do Brasil, conforme o estabelecido do Decreto nº 9.208, de 29 de abril de 1946.


O prêmio maior dos Alunos Oficiais da Academia de Policia Militar D. João VI foi criado pelo General JOÃO URURAHY DE MAGALHÃES, Comandante Geral da Policia Militar, do então Distrito Federal.

A forma e as linhas do “ESPADIM DE TIRADENTES” – que traz em sua lâmina a inscrição latina PRO LEGE VIGILANDA (pela vigilância da Lei), foram criadas pelo Tenente Coronel PM ROLDÃO RODRIGUES GAMA.


A primeira entrega do Espadim de Tiradentes foi realizada no dia 15 de dezembro de 1956, na mesma solenidade de Declaração de Aspirantes à Oficial da Turma Juscelino Kubistchek, no Estádio do Clube Botafogo de Futebol e Regatas. A primeira turma a receber o Espadim Tiradentes, naquele dia, foi a turma Marechal Rondon (Aspirantes de 1957).